quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Palavras e expressões

Poderão aparecer, por vezes, palavras ou termos que não são do conhecimento geral. Por tal facto, deixo aqui algumas das mais usadas e o seu significado:

Ego - 1) Em espiritualismo, especialmente no hinduísmo, este conceito costuma ser usado em sua acepção negativa, ou seja, o egoísmo, vaidade, orgulho e excesso de personalidade que são entraves à evolução espiritual.

2) Ainda em espiritualismo, especialmente em vedanta, tudo aquilo que nos faz dualistas, separados do todo. O que nos impede de compreendermos e sentirmos que "somos todos um só".
3) Em psicologia, evidentemente o termo pode ter várias conotações positivas, incluindo os estados de amor-próprio necessários ao nosso estágio evolutivo actual.

Karma (sânscrito: acção) - Lei de causa e efeito. Karma é apenas acção, pois a reacção já está embutida em qualquer acção, sendo parte indissociável da mesma.
Espiritualmente falando, acção e reacção é pleonasmo, pois não há como se escapar da consequência, por ela já estar na própria causa.

Maya (Sânscrito: Ilusão, ou Feito De) - Ilusão sensorial que envolve o espírito e o captura pelos sentidos, dando a falsa impressão de que vivemos uma realidade "palpável".

Namastê (sânscrito) - Tradicional saudação hindu, que afirma: "A divindade que há em mim saúda (e portanto reconhece e respeita) a divindade que há em ti". Normalmente acompanhada pelo gesto de mãos postadas na altura do peito (anjali).

Om (Sânscrito) - 1) Som universal, palavra divina (shabda) da criação, pronunciado por Brahman para fazer o mundo de Maya (ilusão), assim como o Verbo Fiat Luz dos cristãos, ou a palavra de Toth criando o mundo para os egípcios.

Tashi Delek (Tibete) - Saudação em que prevalece o desejo: "Que tudo seja auspicioso e todos sejam felizes". (Também aparece na forma Tashidelek)

Yang (taoísmo) - Manifestação masculina, quente, exteriorizada ou diurna do Tao e do Chi.

Yin (taoísmo) - Manifestação feminina, fria, interiorizada ou nocturna do Tao e do Chi.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ó LAPIAO que tantas saudades tenho de ti,e daqueles seroes, como tu mesmo disseste, ora divertidos ora nem por isso, adorei o teu blog, continua.beijinhos MIA41